domingo, 24 de abril de 2022

Anoitecer de Outono - Mensagem de Boa Semana!

 Anoitece... Mais um dia que se vai! Levando toda a dor ou alegria! Que a nossa semana seja repleta de momentos delizes! E de superação de obstáculos!

sábado, 23 de abril de 2022

Portela - Desfile 2022












   Sinceramente, não estou no clima de carnaval fora de época! Mas, devido a morte do nosso querido Monarco, compositor e presidente de honra da G.R.E.S. Portela, tendo inúmeras composições gravadas pelo Zeca Pagodinho (sambista), resolvi assistir ao desfile da Portela, que teve o desenvolvimento de uma temática afro. Desfilou linda e elegantemente! A crítica percebeu algum carro alegórico quebrado.  Ju

Dia de São Jorge 2022











    Na frente, uma rodovia e de tanto progresso que chegou ao lugar, um grande e famoso hipermercado, uma espécie de shopping com restaurantes e loja igualmente famosa e imensa de material de construção. Caminho de quem passa rápido e vai em direção a seus rumos. No alto de um morro, atrás de tudo isso, mas, mansamente visível no meio de tanta informação visual, está a igreja de São Jorge. Uma antiga e pequenina igreja situada no alto de um morro, rodeada por casas com aquela beleza simples de subúrbio, com uma praça simples e bonita na frente e um visual incrível da Baía de Guanabara! Essa antiga igreja, não sei a sua história, fundação (vou pesquisar). Há quanto tempo não ia lá! Fui criada naquele bairro! É muito bom quebrarmos a rotina, revermos lugares, visitarmos novos lugares!

   Na frente uma fila grande de pessoas esperando a vez de adentrar na igreja e reverenciar a imagem tão simbologicamente brasileira - São Jorge! Mulheres, homens, crianças, esperando pacientemente para reverenciar o grande mártir cristão! Anexo havia uma singela loja da igreja, uma cantina com comidas simples,  um bazar solidário... O antigo e o novo se encontrando. Na simplicidade, a cultura antiga sobrevive, impulsionada pela fé! Ju

domingo, 17 de abril de 2022

São Gonçalo - RJ

  Conheci a cidade de São Gonçalo, RJ, uma cidade calma. Nem de longe havia o perigo de agora! Até os anos 90, início. É uma cidade de importância cultural e histórica! Parece que os índios Tamoyos habitaram lá. Ia muito lá através da barca Rio-Niterói e acessava o terminal rodoviário próximo. Uma  cidade amistosa, simples, de gente acolhedora. Saudades daqueles tempos!





sexta-feira, 15 de abril de 2022

Cristo Venceu, Ressucitou - Aleluia!


 

Amizade Que Se Vai!

  A amizade quando some é um pedaço da gente que se vai! A dificuldade do desapego. De saber que a vida é uma estação, uma plataforma! Uma viagem! Tem gente que vai e nunca mais volta! E a gente fica pensando no que errou, para a amizade ir e nos remover do convívio. O desapego é essencial para não sofrermos. Não criar laços, deixar livre! Vivermos a cada momento como se fosse o último!



A Velha Casa

   Velha casa... Pobre e suburbana. O sol entrava e deixava um rastro de poeira na luz. Tinha uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida sobre a penteadeira, ou cômoda... Eu era muito criança! E gostava muito de ir lá brincar com as crianças! Era um passeio legal! E de lá de cima, a gente via o mar, a Baía de Guanabara! Era num morro. Amava ir lá com a minha mãe! Uma pena que nunca mais vi aquele povo! Nos distanciamos. Um dia, não me lembro qual,  foi a última vez que nos vimos para nunca mais! Aquela cidade mudou. O mundo mudou. As gerações mudaram. Os caminhos parecem os mesmos, porém não são mais!