Localizada na Zona Norte carioca, a popularmente conhecida
Igreja da Penha é um símbolo emblemático do subúrbio carioca. Avistada ao longe, desperta a atenção dos olhares. Tudo começou há tempos atrás com o Capitão Baltazar.
Capitão Baltazar, um português donos das terras onde se situa a atual basílica Santuário da Penha Rio. Teria sido atacada por uma serpente e ao invocar a devoção de Nossa Senhora da Penha, apareceu um lagarto que atacou a cobra!
Assim nasceu essa devoção tão popular e suburbana! Foi erguida uma capelinha inicial e sucessivamente chegou a arquitetura atual da Igreja da Penha.
Famosa por festas religiosas e populares, a Igreja da Penha foi ponto de encontro de sambistas, onde o sagrado e o ''profano'' se misturavam.
Possui uma escadaria entalhada na pedra com mais de 360 degraus, um pagamento de uma promessa de um casal. Muitas pessoas subiam essa escadaria de joelhos. Na atualidade conta com um bondinho, plano inclinado que conduz as pessoas até o alto.
Infelizmente, a violência do entorno diminuiu o número de pessoas que visitam o Santuário Basílica Nossa Senhora da Penha, a Igreja da Penha, mas nunca acabou. Possui um museu anexo, coreto e um pátio com concha acústica para shows e eventos. Também uma lojinha com muitos objetos decorativos e devocionais.
Juju Pestana